quarta-feira, 28 de abril de 2010

JOVEM TALENTO - GRÊMIO ESTUDANTIL JUAZEIRO DA BAHIA

A gestão democrática na escola pública brasileira está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDB 9394/96 ) , porém isto ainda não assegura que ela aconteça de fato. A realidade aponta pra esforços apenas pontuais de abertura na tomada de decisões e no estabelecimento de diretrizez coletivas para as instituições de ensino, muita vezes percebidos e vivenciados numa participação figurada da comunidade escolar.
Trata-se de um quadro que, indubitavelmente, precisa ser modificado. Neste sentido, evidencia-se das escolas. trabalhando pela superação das fragilidades dos modelos centralizadores de gestão ainda vigentes.


A democracia na gestão da escola pública ocupa lugar central nos diversos debates contemporâneos, em torno da melhoria da qualidade da educação. É consenso que a formação dos gestores e o efetivo envolvimento da comunidade surgem como estratégia de garantia de maior eficácia na orientação dos rumos da cada instituição de ensino.


Todavia, dentro de uma lógica de estado mínimo, estas iniciativas esbarram nas dificuldades de se assegurar a concretização dos princípios da administração pública como norteadores das decisões no cotidiano das escolas. Por consequência, o controle social aparece como instrumento indispensável para que a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência se estabeleçam na prática.


Mobilizar os estudantes, para estes se engajem e participem dos debates sobre a vida de cada unidade escolar, é uma tarefa que se impõe. Esse é o caminho não só para assegurar a democracia na gestão pública, mas também para favorecer o desenvolvimento da consciência crítica dos educadores.



O presente projeto pretende fomentar a criação de grêmios estudantis, observando nesta organização um importante aliado na satisfação das necessidades acima mencionadas. A busca pelo efetivo contole social alia-se as potencialidades da organização dos jovens.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia