domingo, 18 de março de 2012

Salitre - Colégio Municipal Profª Edualdina Damásio

 Distante de Juazeiro 13 Km. Este distrito é o grande celeiro do município, suas terras são muito férteis dando à paisagem o visual verdejante . O junco é considerado o Vale da Esperança. Nela se produzm os mais diversos tipos de hortifrutigranjeiros como: melão, cebola, uva, tomate, pimentão, beterraba, repolho, melancia, coco, banana, alho, manga, limão e outros. As terras são banhada pelo Rio Salitre que já se encontra no limite, devido a falta de chuva, grande agricultores que chegaram com bombas potente aumentando o consumo da água. Abóbora é um distrito de Juazeiro que fica a 100 Km e recebe água do Rio São Francisco via Caraíbas Metais, o Salitre fica a 13 Km e não recebe água do Rio São Francisco. Estranho, hein. Existem algumas criação de gado, em alguns trechos do Junco, artesões fazem esteiras, abanadores , vassouras, com palha de Carnaúba, existente no próprio distrito. Usam, também, a tabôa no fabrico de esteiras.
Povoado de Campos dos Cavalos.
Campo dos cavalos   
A comunidade Campo dos Cavalos surgiu no ano de 1900 e colocaram o nome por conta de um o campo cheio de mato que alguns moradores limparam e fizeram um espaço para que tivesse o PRADO, para os cavalos correrem. Os primeiros moradores foram os senhores Manoel Luiz e Miguel Luiz. Que viviam da cana de açúcar. A escola era rígida, a professora era particular, os pais pagavam para seus filhos estudarem até a 4ª série primária. Naquele tempo tinha brincadeiras de roda, de boneca de pano, mas na escola tinha a tabuada, a palmatória e a cartilha do ABC. As pessoas quando ficavam doentes tomavam remédios caseiros, os partos eram realizados em casa com a parteira. Atualmente há trinta e cinco famílias, que vivem do plantio da cebola, tomate, abóbora, melão,, melancia e são comercializadas no Mercado Produtor em Juazeiro Bahia.
Informações fornecidas pela Senhora  Maria Joana da Cruz Limoeiro, com 72 anos de idade, conhecida por Dona NOCA. 
Pesquisa aluno do Colégio Edualdina Damásio 

As casas geralmente tem uma cisterna para enfrentar a falta dágua.

Edualdina Damásio - Biografia
Edualdina Damásio nasceu no dia 26 de setembro de 1932, em  Juazeiro Bahia, filha de  Tiburtino Damásio e Ana Barbosa Damásio.A quinta filha  de sete  filhos do casal que são: Edulina Damásio, Edu Damásio, Edontino Damásio, José Edualdino Damásio, Eduvaldino Damásio , Eduvaldina Damásio e Tiburtino È Damásio. A história de vida desta professora é marcada por desafios. Quando criança sempre muito alegre e divertida, recada , gostava de estudar e de brincar de boneca. Desde muito jovem apresentou interesse pela educação.Viajou pra o Rio de Janeiro na década de 50 e formou-se em Educação Física. Retetornando após cinco anos á sua Terra Natal.Trabalhou no Colégio Maria Auxiliadora em Petrolina, que funcionava só para meninas. Além do trabalho realizava movimentos voluntários nas comunidades e principalmente no Salitre. Na escola que antes tinha o nome Escola Campo dos Cavalos por conta da localidade participou de vários eventos e sempre incentivava o envolvimento de todos. No ano de 1993 em inauguração de alguns espaços da escola a professora Josefina , amiga de Edualdina sugeriu ao prefeito na época o então Misael Aguilar, que colocasse o nome de Colégio Edualdina Damásio.A sugestão foi acatada por todos e até hoje continua com muito orgulho para todos da comunidade.  Casou-se e teve um filho que chama João Carlos que atualmente tem 40 anos de idade. Edualdina faleceu  após complicações no  parto do seu único filho.Que não chegou a conhecer e foi gerado com muito amor e zelo.
Pesquisa alunos do Colégio Edualdina Damásio


Equipe do Colégio Profª Edualdina Damásio
Gestora : Solange Almeida -  Vice Diretora: Luciana Gomes - Coordenadores: Luzilena e Gildete - Secretarias: Lena, Luana e Noabia. Professores: Maria Lucia Andrade, Josuene, Maria soledade e Ozinete e Jorginho.

Alunos apresentando uma peça de Teatro.
 Realização da Gincana Cultural.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia