terça-feira, 15 de outubro de 2013

Bacia do São Francisco mobilizada para a Romaria à Foz

Os preparativos para a Romaria à Foz do Rio São Francisco já começaram. Integrantes da Articulação Popular São Francisco Vivo estão mobilizados em toda a Bacia para reunir o povo do São Francisco e celebrar os 20 anos da peregrinação do Frei Dom Luiz Cappio pelas águas do Velho Chico. A expectativa é reunir mais de mil pessoas de todas as regiões da Bacia, além da população de Floresta-PE e Penedo-AL,  onde ocorrem as atividades.

Serão dois dias de programação. No primeiro, 14 de novembro, às 16 horas, na cidade de Floresta – PE,  haverá a benção da adutora do Pajeu, que leva água para mais de 80 mil pessoas. No dia seguinte, 15 de novembro, já na cidade de Penedo – AL, uma celebração ecumênica, às 9 horas, na praça em frente à Igreja Nossa Senhora da Corrente abre o dia. À tarde, às 13 horas, os romeiros seguem até Piaçabuçu de onde partem para a benção da Foz do São Francisco. Apoiam o evento, movimentos populares, as Dioceses de Floresta e de Penedo e a Universidade Federal de Alagoas.

Na história de luta e defesa do Velho Chico a peregrinação de 20 anos atrás foi um marco. Em 1993, o então frei Luiz Cappio e mais três peregrinos percorreram o São Francisco da nascente até a foz. No caminho levantaram os principais problemas ambientais e sociais porque passavam o rio e povo ribeirinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia