sábado, 12 de julho de 2014

Prefeitura de Petrolina traça perfil de turista durante São João do Vale

Os impactos proporcionados a Petrolina, pela realização do São João do Vale, já começam a ser identificados pela gestão municipal e a Secretaria Executiva de Turismo traçou o perfil do turista que veio à cidade em virtude dos festejos juninos. A pesquisa foi aplicada com turistas que visitaram o Centro de Informações Turísticas, instalado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas entre os dias 21 a 27 de junho. 

Após a coleta das informações, os dados catalogados demonstraram que a presença masculina foi maior na festa, sendo representada na porcentagem de 52% contra 42% de mulheres. O maior público que visitou o Centro de Informações Turísticas foi o de faixa etária entre 26 a 35 anos. Os casados estiveram em maior número na festa e este ano foi identificado que as pessoas aposentadas também participaram em grande número do São João do Vale. Com relação a escolaridade, a maioria dos entrevistados declarou possuir o ensino médio completo 

A pesquisa demonstrou ainda que 37% dos turistas chegaram a Petrolina através de excursão, mas a maioria (46%) utilizou-se de veículo próprio para se deslocar de seus destinos. Entre a motivação da viagem, 72% responderam ser pelo turismo de Lazer e 25% revelaram vir a cidade para visitar parentes ou amigos. A maioria dos entrevistados (46%) teve uma permanência média em Petrolina de 3 (três) dias. Em relação à classe socioeconômica, a maior parte dos entrevistados considerou-se de classe média. 

A rede hoteleira também foi beneficiada com chegada dos turistas a cidade, de acordo com a pesquisa, 52% dos turistas se hospedaram em hotéis e 36% em casa de parentes e amigos. 

“Nossa avaliação é que o São João do Vale foi promissor para o Trade Turístico de Petrolina, recebemos bem nossos turistas e movimentamos a economia, especialmente de pousadas e hotéis. Os bares e restaurantes também tiveram um saldo positivo neste período, a maioria dos nossos pesquisados, 29%, relatou que o Bodódromo foi um dos atrativos que mais lhe chamaram atenção e 95% dos turistas entrevistados, responderam que Petrolina correspondeu com as suas expectativas. Diante dos dados, podemos afirmar que o São João do Vale foi um sucesso para o turismo e outras áreas da gestão”, comenta o secretário executivo de Turismo, Iuric Pires. 

Texto: Thirza Santos 
Foto: Arquivo São João do Vale
Secretaria Executiva de Turismo
Prefeitura Municipal de Petrolina
+55 87 3862 3936
Centro de Convenções de Petrolina, s/n, Centro
Petrolina/PE   CEP: 56300-000

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


O Nego D'Água

O Nego D'Água

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

OS CONGOS - FESTA DO ROSÁRIO

Rio São Francisco

Rio São Francisco
Juazeiro Bahia